Por Samul Vicen Nolan
O passaporte é o primeiro documento a se fazer para quem pensa em viajar para o exterior. Aí você me diz, mas para a Sudamérica, ou ao menos para os países integrantes do Mercosul, necessita-se apenas da carteira de identidade. Sim, mas não estamos falando de mercosul aqui pequeno gafanhoto, estamos falando mais precisamente da Irlanda, e para lá, se precisa do passaporte.
O primeiro passo para quem deseja tirar o passaporte é entrar no site do Departamento da Polícia Federal, clicar no link "emissão de passaporte" e preencher o formulário requerido. Lembre-se, se você já tem um passaporte, coloque a sua numeração, pois se você já tiver e não o levar, você pagará o dobro (quase aconteceu comigo, pois tinha um passaporte de séculos atrás e nem me lembrava dele, mas por acaso o achei).
Após fazer isso,será gerado um boleto (GRU), imprima, pague até a data de vencimento (a tarifa hoje gira em torno de R$ 155,00) e agende o local e a data de seu comparecimento para retirada de seu passaporte.
Você deve levar os seguintes documentos para retirar seu passaporte:
- Algum documento de identidade, para maiores de 12 anos (Identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, etc). A criança menor de 12 anos pode apresentar a Certidão de Nascimento em substituição ao documento de identidade.
- Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. (Se não tiver aqueles papeizinhos do inferno, que é fácil pra cacete de perder, só você retirar uma declaração no site da Justiça Eleitoral Federal)
- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino.
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).
- CPF do requerente (a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado).
- Passaporte anterior, quando houver.
- Quanto a foto: "Para fins de identificação biométrica, o servidor da PF procederá à coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios".
- Observação: "Para fins de conferência, a fotografia, o nome completo, a filiação, a data e local de nascimento e a assinatura do requerente deverão constar em um ou mais documentos de identidade, salvo o menor de 12 anos que pode apresentar certidão de nascimento, que não contém nem foto nem assinatura."
Espero ter ajudado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário